divisoria Núcleo de Espeleologia de Condeixa

Picos da Europa 2004

   

Expedição Castil-Tortorios 2004

No passado mês de Agosto, em pleno Maciço Central dos Picos de Europa, teve lugar mais uma campanha espeleológica Castil-Tortorios, organizada por espeleólogos asturianos e cântabros, dos clubes CADE (Colectivo Asturiano de Espeleólogos), GELL (Grupo Espeleológico La Lastrilla) e SEL (Sociedad Espeleológica Lenar). Estas campanhas contam com a participação dos espeleólogos portugueses do Núcleo de Espeleologia de Condeixa desde 1998.

Na campanha deste ano participaram cerca de vinte espeleólogos de diversas nacionalidades em períodos fraccionados, durante praticamente todo o mês de Agosto. Ao todo estiveram seis portugueses do NEC, todos espeleólogos acreditados pela FPE, incluindo um membro do corpo de monitores, dois Grau III e três Grau II, dois dos quais estreantes.

Os trabalhos deste ano centraram-se na continuação da exploração do algar PC-26 (Sima Piedras Vierdes), na revisão dos algares VA-1 (Valle del Agua) e PC-11 (Cueva’l Hiellu), e na prospecção e desobstrução de várias cavidades situadas na encosta NE da Peña Castil (2444 m), na mesma zona do conhecido algar PC-15 (Torça Castil) com 1028 metros de profundidade.

Os resultados foram muito positivos, pois a cavidade na qual se depositou maior esperança, o PC-26, confirmou ser mais uma grande cavidade dos Picos da Europa, ultrapassando já os 600 metros de profundidade. Por outro lado, a descoberta de novas passagens no VA-1, um algar que já conta com 200 metros de profundidade, revelou um grande potencial. Os espeleólogos do NEC tiveram a oportunidade de participar na maior parte dos trabalhos principais.

Clique para aumentarEste ano o mau tempo prejudicou a dinâmica da campanha, aumentando as incertezas face ao perigo de crescidas durante as explorações mais profundas e prolongadas, bem como dificultando os trabalhos exteriores e o descanso no acampamento base. Os fortes ventos de oeste, com velocidades da ordem dos 100 km/h, ameaçaram as melhores tendas e trouxeram chuvas intensas. Aos dias calmos sucediam-se noites bastante frias, com os termómetros a registar temperaturas inferiores a 5 ºC.

As Campanhas Castil-Tortorios continuam com excelentes resultados proporcionando, ano após ano, cada vez mais e maiores descobertas para esta zona dos Picos da Europa. O ambiente de convívio e amizade entre os participantes, juntamente com o extraordinário trabalho da organização, têm-se demonstrado decisivos para o sucesso das campanhas.

Venha a próxima!

 

 
Vídeo da expedição - versão longa
 
 
Vídeo da expedição - versão curta