divisoria Núcleo de Espeleologia de Condeixa


Encontros de Espeleologia 2005
28, 29 e 30 de Outubro - Condeixa-a-Nova

Com a organização dos Encontros de Espeleologia 2005, durante o fim-de-semana de 28 a 30 de Outubro, o NEC celebrou 10 anos de actividade.

O programa começou com a inauguração da exposição de fotografia “NEC, 10 anos de Espeleologia”, uma retrospectiva sobre os espeleólogos, as grutas e as paisagens que marcaram a história da nossa associação, seguida das apresentações multimédia “Sistema do Dueça – explorações 1998/2005”, pelo colectivo de espeleólogos CIES, GPS, NEC e SAGA, e “Espeleólogos do NEC nos Picos de Europa – 8 anos de expedições”, bem como a conferência “Voronja -2080m – a gruta mais profunda do mundo”, com a colaboração especial do espeleólogo espanhol Sérgio Garcia-Dils, membro do grupo expedicionário internacional CAVEX Team.

A exposição e as conferências tiveram lugar no Cine-Teatro dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, na noite de sexta-feira, e contaram com a presença de cerca de 80 participantes, entre espeleólogos, das mais variadas associações, e população em geral. Apesar de algumas falhas técnicas, destacamos o interesse dos temas abordados, nomeadamente a divulgação do trabalho espeleológico no Sistema do Dueça (Penela, Portugal) e nas Campanhas Castil-Tortorios (Picos da Europa, Espanha), bem como a conferência sobre a extraordinária exploração da Gruta Voronja, o primeiro “menos dois mil” do planeta.

No sábado foi preparado um circuito de competição de progressão vertical em espeleologia. Este circuito foi equipado no Vale das Buracas do Casmilo e contou com a colaboração dos juízes da Federação Espanhola de Espeleologia e de alguns dos melhores atletas da Federação Andaluza de Espeleologia. Pela primeira vez em Portugal foi organizada uma competição de progressão vertical, ainda em jeito de demonstração, com a qual se pretendeu realçar a prática desportiva inerente à actividade espeleológica. No domingo foram realizadas visitas à Gruta do Algarinho e ao Soprador do Carvalho, ambas cavidades integrantes do Sistema do Dueça.

 

Associações participantes:

Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares (SAGA), Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA), Clube de Espeleologia de Coimbra (CEC), Grupo Protecção Sicó (GPS), Associação de Espeleólogos de Sintra (AES), Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro (NEUA), Alto Relevo Clube de Montanhismo, Federação Andaluza de Espeleologia (FAE), Federação Espanhola de Espeleologia (FEE), Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE).

 
Clique para ir para a página
Clique para ir para a página
Video em stop motion demonstrativo do percurso
Autor: Gustavo Medeiros (GPS)
 
Links relacionados
Federação Andaluza de Espeleologia - Notícia da presença dos espelelogos andaluzes nos Encontros de Espeleologia 2005.
 
Documentos
Recorte da notícia dos Encontros de Espeleologia no Diário de Coimbra de 28-10-05.
Circuito da competição de espeleologia
Resultados da competição de espeleologia.
Regulamento da competição, pela Federação Espanhola de Espeleologia.