divisoria Núcleo de Espeleologia de Condeixa

Foi aqui notícia

 

 
A espeleo na imprensa II (12-07-06)
Na revista Notícias Magazine de 2 de Julho, suplemento do Jornal de Notícias que sai ao Domingo, veio uma reportagem sobre a gruta de Salir do Porto e uma abordagem à gruta do Almonda. O artigo, escrito por Susana Torrão e com fotografias de Miguel do Nascimento descreve a experiência de como é entrar numa gruta, mais expecíficamente a gruta de Salir do Porto.
A reportagem, com 7 páginas encontra-se aqui disponível.
 

O NEC na imprensa II (06-07-06)
Na revista Fotodigital deste mês encontra-se um pequeno artigo da autoria de Cosme Durão, fotografo freelancer que nos acompanhou a quando da reportagem para o Correio da Manhã. O pequeno artigo com apenas 2 fotografias está inserido no tema principal da revista "Viagens - O Mundo em Fotografias" e encontra-se aqui disponível.
A revista Fotodigital é uma publicação mensal totalmente portuguesa. Neste número 48 pode-se encontrar fotografias sobre a natureza e paisagens de diversos locais do globo, tudo sobre o olhar de fotografos nacionais.

 
O NEC na imprensa I (05-07-06)
No passado Domingo 2 de Julho foi publicado um artigo sobre espeleologia na revista Correio Domingo, suplemento do diário Correio da Manhã. O artigo, de 6 páginas intítulado "Caminhando pelo Centro deste Mundo", é da autoria de José Manuel Simões, jornalista que nos acompanhou à Gruta do Algarinho para a elaboração desta reportagem.
O artigo encontra-se on-line na página do jornal ou em cópia da revista.
 
Encontros de Espeleologia 2005, o resumo (12-05)
Está já disponível um resumo dos Encontros de Espeleologia 2005, com as fotografias da exposição “NEC, 10 anos de espeleologia”, que antecedeu as apresentações e conferências da noite de 28 de Outubro, bem como das restantes actividades.
Com a organização dos Encontros de Espeleologia 2005, durante o fim-de-semana de 28 a 30 de Outubro, o NEC celebrou 10 anos de actividade. [desenvolvimento...]
 
IV Festa da Espeleo – afinal não é só festa (20-06-05)
Durante os dias 10, 11 e 12 de Junho teve lugar em Abiúl a quarta edição da Festa da Espeleo, um encontro nacional de espeleologia organizado pelo GPS – Grupo Protecção Sicó. Este evento contou com a participação de cerca de 40 espeleólogos, das associações AESDA (Torres Vedras), NEUA (Aveiro), SAGA (Lisboa), CIES (Coimbra), ADA Desnível – Cascais, para além do grupo anfitrião e de três espeleólogos do NEC. Ao contrário das edições anteriores, que incluíram acampamento em plena Serra de Sicó, esta “Festa” teve lugar no Moinho de Abiúl, localizado no ribeiro da Vinha da Fonte, junto à entrada norte para a vila de Abiúl, gentilmente cedido pela empresa CIGINEG.
[desenvolvimento...]
 

Clique para aumentarNovo algar em Sicó com cerca de -83m (04-04-05)
O GPS e o NEC levaram a cabo no passado Domingo 3 de Abril, uma exploração ao então baptizado Abismo de Sicó, descoberto no fim-de-semana anterior à Pascoa. Localizado na vertente sudoeste da Serra do Sicó (concelho de Pombal), a sua exploração decorreu com alguma dificuldade devio à constante queda de água no seu interior, à sua estreiteza e à perigosidade da queda de pequenas pedras que cairam de cima e que se encontram pouco seguras nas paredes da cavidade. O algar possui uma vertical directa estimada em 83m, medida pelos cabos utilizados. O poço parece terminar numa sala com cerca de 10 metros de altura, 3,5m de largura e 7m de comprimento, com o chão a formar uma rampa em cascalho por onde a água acaba por se infiltrar. Sem grandes perspectivas de continuação há ainda muito trabalho a fazer nomeadamente exploração mais precisa, topografia, fotografia e ficha técnica.
A confirmar-se a sua profundidade poderemos estar na presença de um dos maiores poços do país. Aguardam-se os próximos desenvolvimentos.

 
clique para desenvolvimento...Simulacro de espeleo-socorro (26-11-02)
Decorreu no Algar da Bajanca, em Porto de Mós, um simulacro de resgate em gruta. Esta iniciativa do Governo Civil de Leiria e da Federação Portuguesa de Espeleologia visou testar a estrutura de espeleo-socorro em Portugal. Leia o artigo publicado no Diário de Leiria, sobre este assunto. [desenvolvimento...]
 
clique para desenvolvimento...Sicó em "perigo" (24-01-2002)
O Grupo de Proteção de Sicó (GPS) alertou a comunicação social para os perigos dos despejos ilegais de lixo na serra de Sicó, que infelizmente têm-se agravado nos últimos tempos. Leia o artigo publicado no Diário As Beiras, sobre este assunto. [desenvolvimento...]