divisoria Núcleo de Espeleologia de Condeixa

Algar da Arrifana

   
   
Nome:
Algar da Arrifana
Distrito:
Coimbra
Concelho:
Condeixa-a-Nova
Local:
Arrifana
WGS-84:
-
Carta 25000:
250/251
Dimensões:
26m / -8m

Perto da Gruta da Arrifana, do outro lado do monte, situa-se este algar. Tem cerca de 8 m de profundidade, é composto por duas salas, cada uma com 10 m de altura e 8 m de comprimento. Este algar surgiu devido à acção das águas por infiltração a partir de uma fenda (diaclase) que dá a orientação geral à gruta. O corredor da entrada originou-se a partir de blocos das paredes, que ficaram retidos por estrangulamento, não sendo portanto mais que um falso corredor do tipo passadeira. A segunda sala foi originada pela dissolução dos calcários ao nível das juntas de estratificação, pois foi possível observar nela, ainda que não muito evidente, um sistema de lapiás invertidos.
O algar é pobre em formações litoquímicas, embora se possam encontrar algumas cortinas de tom vermelho acastanhado. No chão, entre placas de calcário de precipitação, elevam-se pequenas barreiras estalagmíticas, formando pequenos "gours".
É de salientar que este algar possui uma grande colónia de morcegos, simpáticos habitantes das cavidades, como podemos comprovar pelos escrementos achados (guano).

Descida do poço principal
Monte de escremento de morcego
Descida do poço principal
Monte de escremento de morcego