divisoria Núcleo de Espeleologia de Condeixa

Picos da Europa 2005

   

Expedição Castil-Tortorios 2005

Mais um ano passou e mais explorações no sector Castil - Tortorios - Moñas, em pleno Maciço Central dos Picos da Europa. Há já 19 anos que aqui têm lugar estas campanhas, e há 8 anos que o NEC nelas participa.

Este ano as actividades dividiram-se por duas prometedoras cavidades, a PC-26 ou Piedras Verdes e a Torca del Valle del Agua ou VA-1, não deixando de lado a prospecção e a revisão de cavidades já exploradas. Devido à forte queda de neve durante o Inverno, o gelo à entrada de algumas cavidades era bastante, obstruindo algumas entradas.

A continuação da exploração da PC-26 terminou este ano perto da mítica marca dos -1000m. A equipa do NEC, constituída por Samuel Ribeiro e Fernando Pinto na ponta da exploração, deixou a cavidade nos -950m de profundidade. Henrique Cepeda, o 3º membro a integrar a equipa do NEC, esteve no trabalho topográfico registando assim, a PC-26, um desenvolvimento de 1935m. A exploração terminou num meandro com corrente de ar e uma quantidade de água de grande interesse para a continuação da sua exploração no ano que vem.

A outra cavidade, a VA-1, encontra-se actualmente à profundidade de -370m e com 1177m de desenvolvimento. Com a sua proximidade da Torca del Carnizoso (CZ-3), poderá pensar-se numa possível ligação como já se pensava no ano passado. Pelas correntes de ar que se tem observado tudo indica que será possível.

Bivaque a -650mNo trabalho de prospecção a equipa do NEC descobriu uma nova cavidade, apelidada de M-15 e registando -85m. Esta cavidade poderá tornar-se numa nova entrada para a Torca Tortorios (CT-1) com -957m, adicionando assim mais desenvolvimento e quem sabe, mais uns metros de desnível.

Este ano participaram nesta campanha cerca de vinte e oito espeleólogos de diversas nacionalidades em períodos fraccionados entre 30 de Julho e 20 de Agosto.
A campanha terminou um dia mais cedo devido ao mau tempo que se fez sentir nos últimos 3 dias. A muita chuva e o frio, com os termómetros a registarem temperaturas de 0 ºC à noite, fez contrastar com o sol e o calor que predominou em quase todos os dias que durou a campanha.

As Campanhas Castil-Tortorios continuam com excelentes resultados proporcionando, ano após ano, cada vez mais e maiores descobertas para esta zona dos Picos da Europa. O ambiente de convívio e amizade entre os participantes, juntamente com o extraordinário trabalho da organização, têm-se demonstrado decisivos para o sucesso das campanhas.

 

Clique para ir para a página
Clique para ir para a página
Clique para ir para a página