divisoria Núcleo de Espeleologia de Condeixa

Astúrias

   

Mapa das Astúrias

O principado das Astúrias é uma das regiões autónomas que compõem a nossa vizinha Espanha e situa-se no norte do país. Faz fronteira a Oeste com a região da Galiza, a Este com a região da Cantábria e a Sul com a região de Leão e Castela.
As Astúrias são sem dúvida, uma das mais belas regiões de Espanha. A grande pluviosidade que cai nesta zona confere à vegetação um verde forte e luxuriante, durante praticamente todo o ano.
Foi nas Astúrias que D. Pelaio, segundo reza a história, combateu os mouros impedindo-os de conquistar toda a península ibérica. Foi aliás desta região que partiu a reconquista cristã contra os muçulmanos na península, um motivo de orgulho para estas gentes.

Os asturianos são um povo muito hospitaleiro, possuidores de uma identidade cultural muito forte, o que os distingue das gentes das regiões vizinhas. Têm a sua própria língua, o asturiano. A gastronomia é muito variada com destaque para a fabada, um prato típico semelhante à nossa feijoada e os queijos, especialmente o Queijo Cabrales, que é curado dentro das grutas. Não esquecer de acompanhar com sidra, famosa bebida de sabor acre, feita de maçã.

A sua paisagem alterna entre as praias e a montanha, sendo esta última a que realmente nos interessa, espeleologicamente falando. É uma excelente região para a prática de desportos de montanha, nomeadamente treking, BTT, escalada ou espeleologia.Na internet podem ser encontrados vários sites turisticos sobre as Astúrias, dos quais destacamos http://www.vayaspain.com e http://www.cangasdeonis.com

Por todos estes motivos, o NEC tem vindo desde 1996 a realizar expedições à região das Astúrias, onde tem participado em trabalhos de exploração e topografia de algumas cavidades.